sábado, 30 de junho de 2007

O ser Humano

"O ser humano vivencia a si mesmo; a seus pensamentos, como algo separado do resto do Universo- numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é um tipo de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto apenas pelas pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá atingir completamente este objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior."

( De Albert Einsten)

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Mensagens dos Mestres

Relacionamentos precisam de cuidados e atenção. Desprenda-se de suas prioridades atuais, reavalie-as. Dedique tempo e energia para o bem de outra pessoa. Concentre nela sua atenção, pois os relacionamentos são mais importantes de que a televisão, a revista ou o jornal.

Nunca pense nos relacionamentos como coisa garantida, que não precisa ser continuamente alimentada. Não caia na rotina. Renove o relacionamento através de ações amorosas. O relacionamento é algo vivo, que existe no presente. Sua garantia de permanência, não vem do passado.

Cada indivíduo deve procurar seu próprio rumo em busca da paz e do equilíbrio, não se conformando em viver pela metade, nem aceitando carregar o fardo de angústias, culpas e conflitos.

Compreender que ninguém é maior ou melhor que ninguém. Sentir isso. Praticar o auxílio aos outros. Remamos todos no mesmo barco. Se não nos esforçarmos juntos, ficaremos muito solitários. Quando deixamos que o amor flua livremente, ele vence todos os obstáculos

É fácil ler ou falar sobre amor, caridade e fé. Mas fazer, sentir, requer este novo estado de consciência. Atinge-se o estado permanente pelo comportamento físico, pelos atos e ações, pela prática. É pegar algo quase místico e transformá-lo em algo familiar e cotidiano, e através da prática, torná-lo um hábito.

Nossas vidas não resultam de ações e acontecimentos aleatórios. O período de cada vida é cuidadosa e sabiamente planejado, para nos dar uma oportunidade de aprendizagem e evolução.

Como ensinaram os místicos, não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somos seres espirituais tendo uma experiência Humana.

Lembre-se de que você sempre é amado..Está sempre protegido, nunca está sózinho...Você também é um ser de luz, de sabedoria, de amor. E não pode jamais ser esquecido.

Nossa tarefa no plano físico é aprender. Aprender no sentido mais amplo, mais ilimitado: Aprender a Amar. Amar aos outros e a nós mesmos. "Esse é o conhecimento que nos torna divinos."

( Brian Weiss )

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Sinais de Figueira

Cada um de nós precisa ter a fé confirmada e reforçada, pois é do mundo interior, por meio da fé inabalável, que nos virão todos os recursos materiais, psicológicos e espirituais para atravessarmos do modo mais harmonioso possível os momentos de caos que se fazem visíveis por todo o planeta. Precisamos entregar-nos ao silêncio interno, saber ouvir a voz interior, calar o sentido crítico desnecessário e o julgamento impiedoso que fazemos dos fatos correntes e dos demais seres. A prática de julgar e falar inutilmente enevoa os espaços sutis da mente, deixando-a sem capacidade para receber e elaborar mensagens e impulsos internos de amor ou instruções para uma ação construtiva nestes momentos de caos. É preciso... Cuidar da própria purificação e estar disponível para a ação de Leis Superiores que regem os níveis transcedentes de consciência. Harmonizados com essas leis poderosas, aceitamos com naturalidade tudo que nos chega como prova, e encaramos as crises como oportunidade de mudar pontos de vista e de transformar nosso modo de agir. (Trigueirinho)

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Do livro de Deepak Chopra

Somos todos viajantes de uma jornada cósmica - poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito. A vida é eterna. Mas suas expressões são efêmeras, momentâneas, transitórias.
Gautama Buda, fundador do Budismo, disse certa vez: "Nossa existência é transitória como as nuvens do outono. Observar o nascimento e a morte do ser é como olhar os movimentos da dança. Uma vida é como o brilho de um relâmpago no céu, Levada pela torrente montanha abaixo."

Nós paramos um instante para encontrar o outro, para nos conhecermos, para amar e compartilhar. É um momento precioso, mas transitório. Um pequeno parênteses na eternidade. Se partilhamos carinho, sinceridade, amor, criamos abundância e alegria para todos nós. Esse momento de amor é valioso.

domingo, 17 de junho de 2007

Um autêntico sábio.

Leonardo da Vince é um autêntico sábio. Sua mensagem é eloquente.
" TUDO EM UM , UM EM TUDO": o estudo do cosmo revelou-lhe a harmonia do mundo, a interdependência de suas partes e sua relação com o todo. Permitiu-lhe, também, descobrir a Lei Universal dos opostos complementares. Compreendeu que a sua existência é necessária porque a vida resulta de um desequilíbrio; a causa e a consequência alimentam-se mutuamente no regresso à Unidade. Para Leonardo, como podemos ver, o princípio original é a "Energia" da qual ele considera uma forma visível, o movimento necessário ao eterno devir do mundo: morte e ressurreição, morte dos indivíduos decerto, mas sobrevivência da espécie humana.
Percorrendo todos os aspéctos da natureza, ele aprendeu a conhercer, mas, ao mesmo tempo, a conhecer-se. Usando a imagem do filósofo inglês Emerson, diremos que ele é " uma pupila transparente," que se deixa penetrar por tudo que o cerca, sem por isso perder sua personalidade. Fiel ao pensamento de Aristóteles, ele sabe que as virtudes especulativas, não podem passar sem virtudes morais, elas próprias necessárias à criação artística.
É alargando e aprofundando o sentido do humano, que o homem adquire a noção de duradouro e Universal, para lá das aparências e da morte. Esse processo é o maior esforço de tomada de consciência possível. O homem sairá dele engrandecido na sua diversidade.
"O artista continuamente a contemplar a criação, rende ao criador uma perpétua homenagem. Nosso estudo tão paciente da obra divina pede maior esforço do que cantar matinas." ( DA VINCE).

domingo, 10 de junho de 2007

Os mais belos pensamentos de Gibran

Os lirios brancos não se preocupam com as caravanas que passam pela poeira do vale. E os pássaros do espaço e os cumes das montanhas não se preocupam com as serpentes em sua toca escura (Livro: Jesus, o filho do homem).

Deus criou os corpos para serem os templos das almas. Devemos cuidar desses templos para que sejam dignos da Divindade que neles moram. (Livro: Temporais)

Como o amor, o apelo da música é universal. E seus rítmos expressam todas as estações da alma. (Livro: ?)

O homem não sabe o que diz o pássaro, ou o córrego, ou as ondas ou a chuva. Mas seu coração percebe misteriosamente o sentido de todas essas vozes, que ora o alegram, ora o entristecem.(Livro: A Música)

E Jesus disse: "Hoje estou convosco. Amanhã irei rumo ao leste; mas, antes que vá, digo-vos que vosso vizinho, é vosso EU desconhecido, tornado visível. Procurai-o com amor para vos conheceis a vós mesmos; pois só com esse conhecimento, vos tornareis meus irmãos"(Livro: Jesus, filho do homem)

A ascensão espiritual é uma das leis da humanidade, e a aproximação da perfeição, uma tendência lenta, mas real. (Livro: Asas Partidas)

Como são ignorantes os que imaginam que o amor só nasce de uma longa e constante vivência. O amor verdadeiro é filho da harmonia espiritual. E essa harmonia ou nasce num relâmpago, ou nunca nascerá. (Livro: Livro: Asas Partidas)

Creio que há pessoas que são parentes, pelo mundo, independente do sangue. Estão no mesmo reino de consciência. Isso é parentesco. Só isso. (Livro: Esse homem do Líbano)

O amor é uma noite que se curva com respeito numa tenda ungida. É um céu convertido em prado. É todas as estrelas transformadas em pirilampos. (Livro: Os deuses da Terra)

Amai-vos um ao outro, mas não fazeis do amor um grilhão.
Que haja, antes, um mar ondulante entre as praias de vossas almas.
Enchei a taça um do outro mas não bebais na mesma taça.
Dai do vosso pão um ao outro, mas não comais do mesmo pedaço.
Cantai e dançai juntos, e sede alegres; mas deixai cada um de vós estar sozinho.
Assim como as cordas da lira são separadas e, no entanto, vibram na mesma harmonia. (Livro: O Profeta)

Vós rezais nas vossas aflições e necessidades; pudesseis também rezar na plenitude de vossa alegria e nos dias de abundância. (Livro: O Profeta)

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Improviso - Soneto p/ Srta Catarina Freitas

Aluna-mestra heráldica, e paulista,
Catarina é a mais inteligente
Das quatro paulistanas; diferente
No gesto nobre quando volta a vista

Mas em silencio, observa o artista,
Em posição de figura contente,
Falando pouco, olhando de repente
A terra da Bahia em revista!

O seu porte é de deusa esgalga e fina
Bem como a rosa n`haste purpurina
Em prece muda a trescalar perfumes!

Retrata caprichosa, a bela Urânia
Emitindo ao redor beleza, ufãnia
Qual a deusa maior beijando o nume!


Bahia, 26 de Janeiro de 1964
A. M. Cardoso e Silva
Pintor brasileiro

domingo, 3 de junho de 2007

Apresentação

Sou Catarina, hoje uma vovónauta sexagenária. Fui apresentada ao blog pelo meu filho Fernando. Ler, sempre foi meu hobby favorito. Quando leio gosto de fazer anotações do que mais me interessa. Tenho uma coleção de textos , pensamentos, poemas. E agora gostaria de dividir com vocês alguns deles.